Biocontenção

A que se propõe o procedimento

O conceito de isolamento biológico é relacionado à biossegurança e se refere aos procedimentos e ensaios em que é necessária a contenção física de organismos ou agentes altamente patogênicos, geralmente por isolamento em cabines ou salas seguras (ambientalmente e biologicamente), para prevenir a infecção acidental dos usuários desses ambientes, dos produtos em análise, bem como para evitar o risco de contaminação do ambiente externo.


Os organismos e agentes patogênicos podem ser encontrados em três estados diferentes de matéria: gasosos, líquidos e sólidos.

 

A contenção primária se refere à primeira barreira em contato direto com material de risco biológico, tanto para a proteção do pessoal, como do ambiente, onde são realizados os procedimentos, com risco de exposição a agentes infecciosos e agentes tóxicos. A eficiência da contenção primária requer o uso de recipientes adequados de armazenamento, boas técnicas microbiológicas e o uso de equipamentos de segurança adequados, como cabines de segurança biológica, cabines de fluxo laminar e capelas de exaustão de gases.


A contenção secundária é a proteção do ambiente externo no entorno do equipamento de contenção primária ou do laboratório de segurança biológica, onde ocorre a exposição de materiais e organismos infecciosos. A eficiência da contenção secundária passa por uma combinação entre o controle das instalações e uma sequência de práticas operacionais, tanto no que se refere a controle de resíduos sólidos, resíduos líquidos e gasosos.

Qualificação com Contador de Partículas

Os procedimentos de ensaios descritos nesta qualificação podem ser usados para demonstrar conformidade com os critérios de desempenho de uma instalação especificada pelo usuário e para realização de ensaios de desempenho periódicos. Este método de ensaio especifica a medição da concentração de partículas em suspensão no ar com distribuição de tamanho no intervalo de 0,1 μm a 5,0 μm. As medições são feitas para certificar ou verificar a classificação de limpeza do ar na instalação de acordo com a ABNT NBR ISO 14644-1 ou para medições periódicas de acordo com a ABNT NBR ISO 14644-2.

Equipamentos
- Capela de Exaustão de Gases
- Capela de Fluxo Laminar
- Cabine de Segurança Biológica
- Sala Limpa

Descritivo de Procedimentos
- Capela de Exaustão de Gases:
Procedimento:
as avaliações utilizadas nesta qualificação são realizadas com o objetivo de assegurar o funcionamento do equipamento de acordo com as especificações do fabricante e normas técnicas, são realizados os ensaios de: testes eletromecânicos, velocidade do ar, nível de ruído, nível de luminosidade e teste de fumaça.

- Capela de Fluxo Laminar:
Procedimento:
as avaliações utilizadas nesta qualificação são realizadas com o objetivo de assegurar o funcionamento do equipamento de acordo com as especificações do fabricante e normas técnicas, são realizados os ensaios de: testes eletromecânicos, velocidade do ar no insuflamento, contagem de partículas, varredura do filtro HEPA, nível de ruído e nível de luminosidade.

- Cabine de Segurança Biológica:
Procedimento:
as avaliações utilizadas nesta qualificação são realizadas com o objetivo de assegurar o funcionamento do equipamento de acordo com as especificações do fabricante e normas técnicas, são realizados os ensaios de: testes eletromecânicos, velocidade do ar no insuflamento, velocidade do ar na admissão, contagem de partículas, varredura do filtro HEPA, nível de ruído, nível de luminosidade e teste de fumaça.

- Sala Limpa:
Procedimento:
as avaliações utilizadas nesta qualificação são realizadas com o objetivo de assegurar o funcionamento do ambiente de acordo com as especificações do projeto e normas técnicas, são realizados os ensaios de: velocidade do ar no insuflamento, velocidade do ar na admissão, contagem de partículas, nível de ruído, nível de luminosidade, teste de fumaça e diferencial de pressão.

Qualificação com Fotômetro

Os procedimentos de ensaios descritos nesta qualificação podem ser usados para demonstrar conformidade com os critérios de desempenho de um projeto especificado e para realização de ensaios de desempenho periódicos. Este ensaio é executado para confirmar se o sistema de filtragem está instalado corretamente e que não tenha desenvolvido vazamentos durante o uso. O ensaio é executado através da introdução de um aerossol de desafio a montante dos filtros e verificação deste aerossol imediatamente a jusante dos filtros e estrutura de sustentação ou através de amostragem a jusante no duto. Trata-se de um ensaio para detecção de pontos de vazamento da instalação completa o filtro, abrangendo meio filtrante, selante, moldura do filtro, vedação, quadros de fixação e estrutura de sustentação.

Equipamentos
- Cabine de Segurança Biológica
- Sala Limpa
- Ambientes Climatizados Artificialmente de uso Público​

Descritivo de Procedimentos
- Cabine de Segurança Biológica:
Procedimento:
as avaliações utilizadas nesta qualificação são realizadas com o objetivo de assegurar o funcionamento do equipamento de acordo com as especificações do fabricante e normas técnicas, são realizados os ensaios de: testes eletromecânicos, velocidade do ar no insuflamento, velocidade do ar na admissão, contagem de partículas, varredura do filtro HEPA, integridade e estanqueidade dos filtros HEPA, nível de ruído, nível de luminosidade, teste de fumaça e diferencial de pressão.
 
- Sala Limpa:
Procedimento:
as avaliações utilizadas nesta qualificação são realizadas com o objetivo de assegurar o funcionamento do ambiente de acordo com as especificações do projeto e normas técnicas, são realizados os ensaios de: velocidade do ar no insuflamento, velocidade do ar na admissão, contagem de partículas, integridade e estanqueidade dos filtros HEPA, nível de ruído, nível de luminosidade, teste de fumaça e diferencial de pressão.

- Ambientes Climatizados Artificialmente de uso Público:
Procedimento:
as avaliações utilizadas nesta qualificação são realizadas com o objetivo de assegurar o funcionamento do ambiente climatizado de acordo com as normas técnicas da Resolução RE No 9, da ANVISA, de 16 de janeiro de 2003, são realizados os ensaios de: velocidade do ar no insuflamento, velocidade do ar na admissão, contagem de partículas, nível de ruído, nível de luminosidade, teste de fumaça, diferencial de pressão e testes químicos e microbiológicos.

calibração dimensional
Calibração de massa
calibração de desfibrilador
calibração de eletromédicos
calibração de termometros
laboratório de metrologia
Alscience metrologia
calibração de aparelhos de pressão
calibração de gás Alscience
Calibração de pressão Alscience
Calibração de eletromédicos
calibração de aparelhos de pressão
calibração de vidrarias
calibração de desfibrilador
calibração de temperatura
Calibração dimensional

Av. Senador Virgilio Távora, S/N  Distrito Industrial I, Maracanaú / CE

E-mail:contato@alscience.com.br

Fones: (85) 3270-1534  |  9 9723-0404

2005 © 2020 Alscience     |    Todos os direitos reservados